Consultoria e apoio, a entidades públicas e proprietários privados, na definição de soluções estratégicas com objetivo na resolução ou minimização de problemas detetados em rios e ribeiras.
Realização de estudos e projetos visando a valorização e reabilitação da rede hidrográfica, quer de âmbito público como privado, privilegiando a aplicação de soluções técnicas de engenharia natural (Natural Based Solutions) e a valorização da galeria ribeirinha, contribuindo para a implementação da legislação nacional, nomeadamente dos objetivos estabelecidos na Diretiva Quadro de Água, Lei da Água e Diretiva Habitats
O Plano Estratégico de Reabilitação de Linhas de Água (PERLA) é a definição estratégica à escala municipal que tem por base um conjunto de instrumentos de planeamento e gestão territorial que visam fundamentar e orientar a proteção e a gestão da água.
Este plano pretende apresentar soluções e métodos de priorização de intervenção para reduzir as principais vulnerabilidades do território, aumentando a sua resiliência e capacidade de resposta às alterações climáticas no setor dos recursos hídricos. A proposta de medidas materiais e imateriais resulta da identificação dos principais tipos de problema identificados na rede hidrográfica do município e da sua compatibilização com os objetivos, princípios e orientações estratégicas previstos nos vários programas, planos e demais instrumentos.
Destacam-se os seguintes objetivos:
Dar cumprimento à legislação comunitária e nacional de limpeza e valorização de linhas de água (Diretiva Quadro da Água e Lei da Água) onde se refere que todas as intervenções devem ser alvo de um processo de planeamento e definidos objetivos e medidas que visem obter o bom estado ou bom potencial ecológico, das massas de água;
Fornecer uma metodologia que culmina no desenvolvimento de um plano de ação dinâmico com prioridades de intervenção, por forma a auxiliar a tomada de decisão;
Favorecer a valorização paisagística e a biodiversidade do meio hídrico, a par de uma crescente conectividade entre comunidades faunísticas e florísticas naturais dos corredores ribeirinhos;
Promover a segurança de pessoas e serviços a funcionar junto às linhas de água;
Contribuir para minimizar os efeitos resultantes das alterações climáticas, nomeadamente as previstas pelos Planos Municipais e Intermunicipais.
O acompanhamento técnico especializado de obra consiste na realização de ações de avaliação da qualidade de execução dos trabalhos, para verificar o bom estado de todas as intervenções realizadas e confirmar qualquer situação de incumprimento.
Apoio na realização de candidaturas com objetivo na valorização e reabilitação dos recursos hídricos, nomeadamente ao Fundo Ambiental, EEAGrants e Projetos Life, bem como apoio na sua implementação.
A E.Rio estabelece uma parceria com a marca Rios+ através da elaboração de projetos Laboratórios Rios+ (LabRios+), de modo a que estejam em conformidade com as normas e diretrizes da marca, valorizando as diferentes componentes Hidrológica, Ecológica e Social, que garantem a melhoria do ecossistema ribeirinho e assegura a sua boa implementação, através de acompanhamento técnico especializado.
Dos Principais objetivos dos LabRios+ destacam-se:
Demonstrar intervenções exemplares de reabilitação fluvial
Envolver toda a comunidade (escolas, universidades, centros de dia, técnicos, comunidade juvenil e sénior) no processo de aprendizagem e incentivo da participação pública;
Democratizar, ou seja, disponibilizar informação para toda a comunidade tornando o conhecimento, numa ferramenta acessível ao público;
Observar a evolução do espaço e dos métodos de intervenção utilizados, promovendo a investigação científica, bem como a resposta da comunidade face às mudanças verificadas no ecossistema.
A E.Rio desenvolve planos de formação e respetiva dinamização, nomeadamente para políticos e técnicos especializados, técnicos operacionais e população em geral com a realização de Workshops, palestras, sessões de sensibilização e participação pública e visitas técnicas.
A monitorização dos corredores ribeirinhos visa a avaliação periódica e apresentação de resultados decorrentes de intervenção, com a descrição dos trabalhos desenvolvidos, bem como propondo ações de continuidade no âmbito da manutenção do espaço intervencionado.
A manutenção dos corredores ribeirinhos após intervenção é de extrema importância, deste modo a E.Rio desenvolve planos de manutenção que visam a melhoria funcional dos recursos naturais do espaço ribeirinho, apoiando os seus clientes ativamente na implementação dos mesmos.